quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Entrevista com Morgana Brunner do blog parceiro Segredos Literários


Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Vamos conhecer um pouco a estudante Morgana, de 20 anos, do blog parceiro Segredos Literários. Olá, Morgana! Seja bem-vinda ao blog Leitura Multifocal. Foi um prazer receber o seu contato e apreciar o seu blog. Para começar, fale um pouco sobre você.
Morgana Brunner (Segredos Literários): Me chamo Morgana Brunner, sou gaúcha de uma cidadezinha do interior e o que mais aprecio é a natureza, a cada dia procuro sempre ressaltar a importância da literatura e leitura na vida de cada indivíduo. Gosto de viajar e conhecer lugares novos, sonho alto em conhecer diversas partes do mundo, quem sabe um dia tudo dê certo. Além disso, a vida me encanta e só o fato de estudar me emociona, é uma paixão fora do comum. Confesso que sou meio fora do normal, enlouqueço as pessoas e quem sabe uma futura poeta, o destino nos guarda cada coisa que é impossível decifrar.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Quando foi que começou sua paixão pela leitura?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Minha paixão por leitura começou quando eu tinha quatorze anos de idade, no qual tive a oportunidade de conhecer a feira do livro de Porto Alegre e comprar uma obra, da série Poderosa, que até hoje estou procurando a continuação para comprar. Porém, fiquei uns anos sem ler, perdi o interesse. Com dezessete anos voltei a ter uma vontade de realizar leituras e tive a oportunidade de ler “O Mundo de Sofia”, desde então não desgrudo dos livros.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Por que o nome do blog Segredos Literários?
Morgana Brunner (Segredos Literários): O nome do blog é meio sem noção, eu e umas amigas havíamos feito um blog chamado “Segredos Ocultos” no qual não está mais ativo, então naquele momento eu descobri que queria escrever. Segredos Literários tem relação com o que o mundo da literatura nos esconde, diante da imensidão de textos e livros a serem conhecidos.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Como surgiu a ideia de criar um blog literário? 
Morgana Brunner (Segredos Literários): Como havia dito acima, creio que foi um dos pontos que influenciou a criação do blog. Além do mais, quis sempre levar a minha paixão e meu gosto meio raro de livros para que outras pessoas pudessem conhecer e se apaixonar, a ideia principal é mostrar obras desconhecidas que fazem uma grande diferença na vida do leitor.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Quais os desafios de um blog literário?
Morgana Brunner (Segredos Literários): São muitos desafios, é conseguir colocar as leituras em dia dos parceiros, é conseguir conciliar esse mundo com a realidade, no qual seria a minha faculdade que é bem puxada. Além do mais, é querer sempre que todos possam ler e se apaixonar pelo meu trabalho que é feito com muito amor e dedicação.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Como você planeja suas leituras? Como você escolhe os livros para ler? Tem algum gênero literário que você prefere?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Eu planejo minhas leituras pelo o que está atrasado, o que chegou primeiro é o que irei ler e resenhar, mas sempre colocando as leituras da faculdade na frente. Normalmente eu escolho os livros raros, que poucos são comentados nas redes sociais e que gostaria de mostrar para os leitores que nem sempre o conhecido é o melhor, mas sim aquele que nos prende e nos traz algo para a vida. Creio que eu não tenha algum gênero favorito, mas morro de amores por literatura infantil, gostaria de ter todos.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Você consegue abandonar um livro no meio da leitura? Por quê?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Infelizmente sim, abandonei apenas um na minha vida que foi “Serões de Dona Benta” do autor Monteiro Lobato, pois era a época que o mesmo escrevia obras didáticas. Além do mais, achei o enredo todo bem chato, conseguir chegar apenas na metade, mas confesso que coloquei ele como meta, uma obrigatoriedade.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Tem manias de leitora? Quais?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Manias? Vamos fazer uma listinha enorme então? Não gosto de emprestar meus livros, só empresto para crianças e eu estando junto e contando a história. Tenho dor no coração de ver um livro meu amassado e sujo de comida, outro ponto porque não empresto. Utilizo sempre marcadores para não danificar a obra e por último, creio que ninguém faça isso, coloco os livros em saquinhos para não pegar poeira, sei que é exagero, mas é uma mania, quem sabe um dia eu a perca.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Curte adaptações de livros para teatro, cinema, quadrinhos...?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Confesso que tive poucas oportunidades de assistir teatros, pois aqui na minha cidade o único tema que acontece é sobre drogas, e vamos combinar não é nada legal. Gosto de sempre ir na casa do Mario Quintana, pois sempre há músicas, alguns teatros fora do comum e a simplicidade daquele pessoal me encanta. E sobre quadrinhos sou fanática, queria ter todos.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Você desenvolve ou já desenvolveu algum projeto literário? Se sim, conte-nos um pouco sobre ele.
Morgana Brunner (Segredos Literários): Infelizmente ainda não desenvolvi, creio que ainda não seja o momento certo para isso.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): O que os leitores podem encontrar no Blog Segredos Literários?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Os leitores podem encontrar um blog diferente do comum, que ressalta a literatura nacional e procura sempre agradar os leitores, cheios de fotos autorais e com uma felicidade por si só por estar no blog. Além do mais, textos de autores conhecidos e indicações de obras que possam interessar a todos.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Quais conselhos você daria para os que desejam ter um blog literário?
Morgana Brunner (Segredos Literários): Aconselho que faça o blog por amor, não por interesse. Amor de ter a oportunidade de abrir seu coração e ser aceita em um mundo literário que possa encontrar diversas pessoas que tenham o mesmo gosto que você. Além disso, é preciso ter dedicação e não enjoar do que se faz, vai deixar outras coisas de lado por causa do blog, mas vai notar a felicidade em ver que tudo valeu a pena no final.

Sterlayni Duarte (Leitura Multifocal): Morgana, muito obrigada pela entrevista. Foi realmente um prazer conhecer um pouco mais sobre sua vida de blogueira literária. Para finalizar gostaria que você deixasse um recado/mensagem para os leitores do Blog Leitura Multifocal.

Morgana Brunner (Segredos Literários): O prazer foi todo meu. Além do mais, preciso dizer que me encantei pelas suas obras e mostrarei para os pequenos. A mensagem seria amar a vida, amar a si mesmo e não se abalar com tudo de ruim em que a sociedade se encontra, afinal depois da tempestade vem a felicidade. Ame e se entregue ao mundo literário, novas descobertas poderão surgir. Adorei a entrevista e muito obrigada pelo carinho.

Um comentário:

Destaque

Facebook