segunda-feira, 18 de julho de 2016

Entrevista com a parceira blogueira literária Ariane Eleutério


Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Hoje a entrevista é com a blogueira e contadora, Ariane Eleuterio (29 anos) de Presidente Prudente, São Paulo. Olá, Ariane! Seja bem-vinda ao Blog Leitura Multifocal. Foi um prazer receber o seu contato e apreciar o seu blog literário Ariane Eleutério. Vamos começar, conte-nos um pouco sobre você.


Ariane Eleutério: Pergunta difícil (rs). Sempre tenho dificuldade quando pedem para falar sobre mim, acho que quase nunca paro para me analisar. Rs. Bom sou contadora e trabalho com isso, tenho 29 anos, sou solteira em busca de um grande amor que não seja literário rs. Amo ler acho que de hobby já virou vicio rs. E amo ter meus livros na minha biblioteca, não consigo me desfazer deles. Amo viajar, conhecer lugares novos e pessoas, amo comprar canecas e livros rs. E amo comer.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quando foi que começou sua paixão pela leitura?
Ariane Eleutério: Quando criança eu lia muito gibi nos almoços de domingo com meus primos na casa dos meus tios, depois na adolescência voltei com esse amor por ter uma amiga que também gostava muito de ler. Daí fiquei um tempo sem ler, em 2009 minha irmã me deu a série Crepúsculo para eu ler e depois daí não parei mais, eu pegava livros da Danielle Steel na faculdade, depois comecei a com minha biblioteca particular, hoje é raro um dia que fico sem ler e tenho mais livros do que sou capaz de ler. rs

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Como surgiu a ideia de criar um blog literário? 
Ariane Eleutério: Eu sempre queria conversar de livro com as pessoas e indicá-los, mas nunca tinha ninguém. Com o facebook eu comecei a conhecer pessoas com a mesma paixão e a conhecer novos livros, novos autores, principalmente os nacionais. Convidei uma amiga literária para fazermos uma página no face para divulgar os livros que líamos, a página já tem mais de um ano, daí no começo desse ano senti vontade de ter o meu blog porque nele fica mais fácil as resenhas ficarem salvas. Queria com ele poder fazer parcerias com autores nacionais e divulga-los, já que percebo pouco incentivo para com eles. E acho que está dando certo rs assim espero.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quais os desafios de um blog literário?
Ariane Eleutério: O desafio maior é conseguir com que as pessoas o sigam e interajam com o blog, com comentários e participem dos sorteios. Porque quanto mais seguidores e curtidas na página mais pessoas consigo atingir com minhas resenhas e ajudar os autores.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal) Como você planeja suas leituras? Como você escolhe os livros para ler? Tem algum gênero literário que você prefere?
Resposta: Eu participo de um desafio literário então, todo mês, tenho no mínimo que ler três livros do tema escolhido. Os outros vou escolhendo aleatoriamente. Fiz um potinho para sortear o livro que vou ler mas nunca da certo rs. E encaixo os das parcerias também. Os gêneros que mais gosto são romances, chick lit, fantasia, infanto-juvenil, são os que mais tenho na estante, mas nada me impede de ler outros gêneros desde que a leitura me prenda.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Você lê em média quantos livros por mês?
Ariane Eleutério: De 6 a 10 livros. Gostaria de ler mais, mas com o trabalho fica difícil.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Consegue abandonar um livro no meio da leitura? Por quê?
Ariane Eleutério: Consigo, quando o livro não me prende eu tento um pouco se não consigo abandono logo, e pego outro para ler rs.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Tem manias de leitora? Quais?
Ariane Eleutério: Ler o livro com o maior cuidado do mundo, meus livros nem parecem que foram lidos, colecionar livro, bibelôs para colocar na estante, ah coleciono canecas também, amo ler com chuva, aonde vou levo um livro, amo ler tomando um capuccino.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Curte adaptações de livros para teatro, cinema, quadrinhos...?
Ariane Eleutério: Amo, eu sou daquelas que raramente reclama de uma adaptação, porque tem muitos livros que quando leio penso, nossa como seria bom ver essa história acontecendo. Gosto de ver o livro tomando forma, os personagens tendo rostos, mesmo que nem sempre os filmes sejam tão fieis. Gosto também de livros que são escritos em cima de outras histórias já escritas.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Desenvolve ou já desenvolveu algum projeto literário? Se sim, conte-nos um pouco sobre ele.
Ariane Eleutério: Eu tenho projeto anual de livro viajante nacional. Todo ano eu escolho um autor nacional e coloco o livro para viajar entre meus amigos literários. Na verdade, esse ano é o segundo e por sinal o livro está em viagem. Mas tenho vontade de outros projetos principalmente na minha cidade que é tão pouco incentivada nos eventos culturais.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): O que os leitores podem encontrar no Blog Ariane Eleutério?
Ariane Eleutério: Muitas resenhas, principalmente de nacionais, muitos sorteios, muitas dicas não só literárias. 

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quais conselhos você daria para os que desejam ter um blog literário?
Ariane Eleutério: Nossa essa é difícil pois meu blog é bem recente, porém tem que ter cara de pau rs para conversar com os autores, tem que fazer com carinho e saber que a intenção é ajudar na divulgação da cultura.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Ariane, muito obrigada pela entrevista. Foi realmente um prazer conhecer um pouco mais sobre sua vida de blogueira literária. Para finalizar gostaria que você deixasse um recado/mensagem para os leitores do Blog Leitura Multifocal.
Ariane Eleutério: Quero agradecer pelo carinho, quando me pediu para fazer a entrevista fiquei receosa, sempre tenho medo do que falar, mas as respostas fluíram rapidamente. Agradeço por ter aberto as portas para o blog quando entrei em contato. E queria pedir para quem puder seguir o blog e acompanhar o meu trabalho ficarei muito feliz, pois ajuda muito a quantidade de seguidores, até para conseguir melhorar para os leitores.


2 comentários:

  1. Amei participar da entrevista, e ter você como parceira do meu blog, você escreve lindamente, que Deus abençoe cada dia mais o seu trabalho. Obrigada pelo carinho.

    beijos
    Blog Ariane Eleutério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane, obrigada pela disponibilidade e pela parceria.
      Abraços e sucesso com o seu blog.

      Excluir

Destaque

Facebook