quinta-feira, 14 de julho de 2016

Entrevista com parceiros: Blog Gatinha dos Livros



Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): A entrevista de hoje é com as estudantes Laiane (11 anos) e Letícia (19 anos), criadoras do blog Gatinha dos Livros. Olá, Letícia e Laiane! Sejam bem-vindas ao Blog Leitura Multifocal. Foi um prazer receber o contato de vocês e apreciar o blog. Para começar, falem um pouco sobre vocês:
Letícia: Sou estudante de pedagogia, apaixonada por educação, crianças, livros, violão e artes. Uma pessoa de bem com a vida, aventureira, alegre e que corre sempre atrás dos objetivos. Nas horas vagas gosto de ler, cantar e tocar violão.
Laiane: Sou estudante no ensino fundamental, apaixonada por livros, filmes, animais, música e violão. Sou sonhadora, bem-humorada e aventureira. Nas horas vagas gosto de ler, assistir filmes, estudar, confeccionar artesanatos e ficar com meus gatos.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quando foi que começou a paixão de vocês pela leitura?
Letícia: Desde criança. Lembro quando ganhei meu primeiro livro “Chapeuzinho Vermelho” e apaixonei, também devo minha paixão pela leitura ao meu pai que sempre me incentivou.
Laiane: Desde criança, sempre vi minha família lendo e isso me incentivou.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Como surgiu a ideia de criar um blog literário? 
Laiane: A ideia foi minha. Queria criar um cantinho para divulgar minha paixão por livros e filmes, poder falar do que eu sentia enquanto lia o livro.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Por que o nome do blog Gatinha dos Livros?
Laiane: Eu quem tive a ideia, juntei minha paixão por gatos e livros.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quais os desafios de um blog literário?
Letícia: A interação dos leitores é essencial para podermos saber se estamos agradando e o que eles estão achando, saber se a resenha foi boa e qual o ponto de vista deles sobre o livro ou filme. Fazer uma boa resenha, algumas vezes é difícil devido não poder dar spoilers, não contar muito e nem pouco sobre o livro ou filme.
Laiane: Divulgação. É difícil encontrar um meio onde divulgar e receber retorno.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Como vocês planejam suas leituras? Como escolhem os livros para ler? Tem algum gênero literário que vocês preferem?
Letícia: Vou lendo os livros que tenho disponíveis, faço uma meta de quantas páginas ou capítulos tenho que ler por dia e se não consigo ler o que preciso num dia, dobro a meta para o próximo dia. Escolho de acordo com o que me parece mais minha cara e com o que me indicam. Tenho vários gêneros favoritos, são eles: romance, aventura, infantil, crônicas, ficção científica, fantasia e suspense.
Laiane: Leio os livros de acordo com o que termino e o que tem disponível na biblioteca da escola, e também nos que temos em casa. Escolho com base no que me indicam e o que leio na sinopse dele. Gosto dos gêneros aventura, infantil, romance e ficção científica.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Vocês lêem em média quantos livros por mês?
Letícia: Variam de 2 a 4 livros por mês.
Laiane: Depende, se o livro for menor, consigo ler 4 num mês, maiores, com mais de 200 páginas, são de 1 a 2.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Vocês conseguem abandonar um livro no meio da leitura? Por quê?
Letícia: Já fiz isso quando era mais nova, principalmente pelo fato de o livro não estar “rendendo” e ter que devolver ele para a biblioteca. Mas atualmente não faço isso mais, leio o livro até o fim pelo fato de me arrepender depois de não saber como iria terminar.
Laiane: Sim, as vezes a história não está interessante e se torna cansativa.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Tem manias de leitora? Quais?
Letícia: Não gosto de emprestar meus livros, amo marca-páginas, gosto de guardar meus livros dentro de saquinhos, sempre levo um livro na bolsa, quando estou lendo imagino como são os personagens, faço expressões conforme vai falando no livro e sofro quando o casal não fica junto ou alguém morre.
Laiane: Cuido muito bem dos meus livros e guardo dentro de saquinhos, imagino os personagens, choro quando alguém do livro morre.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Curtem adaptações de livros para teatro, cinema, quadrinhos...?
Letícia e Laiane: Curtimos e sempre ficamos curiosas para vermos como ficou.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Desenvolvem ou já desenvolveram algum projeto literário? Se sim, contem-nos um pouco sobre ele.
Letícia: Ainda não, mas pretendemos futuramente. Especialmente eu tenho muita vontade devido à minha futura profissão. Trabalhei muito a leitura e interpretação com as crianças que eu dava catequese, ensinando também as formas de como ler melhor publicamente.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): O que os leitores podem encontrar no Blog Gatinha dos Livros?
Letícia: Os leitores encontram no Blog Gatinha dos Livros resenhas não só de livros, como também de filmes, também textos e postagens sobre livros e textos de autoria própria.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Quais conselhos vocês dariam para os que desejam ter um blog literário?
Letícia: Tenham amor ao que fazem, dediquem, trate os leitores como amigos e valorizem nossos escritores nacionais.

Escritora Sterlayni Duarte (Blog Leitura Multifocal): Letícia e Laiane, muito obrigada pela entrevista. Foi realmente um prazer conhecer um pouco mais sobre suas vidas de blogueiras literárias. Para finalizar gostaria que vocês deixassem um recado/mensagem para os leitores do Blog Leitura Multifocal.

Letícia e Laiane: Nós do Blog Gatinha dos Livros que agradecemos, foi uma honra participar! Leia sempre, a leitura é capaz de mudar o imaginário de uma pessoa e os horizontes. Os livros são os melhores amigos que alguém pode ter. É como diz na frase de William FaulknerO que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”. Um grande abraço aos leitores do Blog Leitura Multifocal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Facebook